esqueleto é um dos principais elementos do nosso corpo, uma vez que é ele que nos dá forma e estrutura, permite-nos movimentar e, acima de tudo, protege os nossos órgãos vitais, como por exemplo, o cérebro, protegido pelo crânio, os pulmões e o coração, protegidos pelas costelas e pelo esterno, etc.
esqueleto de um adulto é constituído por 206 ossos, enquanto o de um recém-nascido é formado por 270, sendo esta discrepância justificada pelo crescimento e união de alguns ossos, até aos 18 anos no caso das mulheres, e até aos 20 anos no caso dos homens.
No útero, o esqueleto é formado por cartilagem, no entanto, durante o processo de crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso. Este procedimento é denominado por ossificação. Este processo leva muito tempo até ficar finalizado, já que a constituição definitiva apenas se verifica nas idades referidas anteriormente.
Os ossos também variam em formato e tamanho, sendo que o maior osso é o fémur, situado na coxa, e o menor é o estribo, situado dentro do ouvido médio, estão ligados aos músculos através dos tendões, e o principal elemento que os forma é o fosfato de cálcio mineralizado, no entanto a medula, a cartilagem e os vasos sanguíneos também fazem parte da sua estrutura.

Esqueleto humano, ossos

De que forma os ossos dão flexibilidade?

Tendo em conta a rigidez dos ossos, é interessante percebermos de que forma é que isso não condiciona a nossa flexibilidade. A razão é simples: os ossos estão ligados entre si por articulações que permitem que os músculos concedam ao esqueleto mobilidade e flexibilidade de movimentos. Dentro do conjunto das articulações também é possível separá-las pelas seguintes categorias:  as que não possuem qualquer movimento, como é o caso do crânio;  as que se movimentam sem qualquer problema,  como é o caso dos ossos púbicos da pélvis;  e por último, as que se movimentam sem limite, com é o caso das mãos.
Apesar de todos possuirmos este tipo de articulações, nem todos conseguimos ter o mesmo tipo de amplitude de movimento, isto porque o formato dos ossos,  a rigidez dos ligamentos e dos músculos que as rodeiam variam de ser humano para ser humano.
A mobilidade das articulações também é condicionada pelo facto de as extremidades dos ossos serem constituídas por cartilagem lisa e pela presença do  líquido sinovial (líquido lubrificante) entre o espaço que medeia  as articulações. Algumas articulações têm ainda discos planos de cartilagem, os chamadosmeniscos, que têm como principal função atuar como amortecedores de choques.

Diferenças na estrutura corporal do homem e da mulher
O esqueleto humano também varia de estrutura consoante o sexo. No caso das mulheres, a pélvis é mais larga e menos funda, isto para facilitar na hora do parto, também o esterno é mais largo e curto, e os ossos do pulso são mais estreitos. Já os homens têm um crânio mais forte, devido à maior ligação de músculos, e um queixo mais saliente.