Todos nós já ouvimos muitos mitos sobre as mais variadas coisas. No artigo de hoje vamos matar a curiosidade sobre 7 mitos que muita gente gostaria saber se são mesmo verdade ou apenas mito.

Usamos apenas 10% do nosso cérebro?

Não, não usamos apenas 10% do cérebro. Um especialista em neurociência, Barry Beyerstein,descobriu que isto não passa de um mito e que é totalmente mentira. Se apenas usássemos 10% do nosso cérebro, todas as pessoas que haviam sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), não teriam qualquer dano no cérebro.
Além disso, os exames ao cérebro, os TAC (Tomografia Axial Computadorizada), revelam que não existem áreas do cérebro que estão inactivas, também isto mais uma prova que afinal não usamos apenas 10% do cérebro!

Após a morte, os cabelos e as unhas continuam a crescer?

Apesar de existirem algumas pessoas que insistem em dizer que as unhas e os cabelos continuam a crescer durante alguns dias, após a morte de uma pessoa, este facto é totalmente mentira. O que acontece é uma mera ilusão de óptica, já que o corpo vai definhando, criando a ilusão que as unhas e os cabelos ficam maiores.

O tamanho do pénis está relacionado com o tamanho dos pés?

Apesar do tamanho dos dedos das mãos, os dedos dos pés, do pénis e do clitóris serem definidos pelo mesmo gene, o gene hox, isso não faz com que exista qualquer tipo de relação entre o tamanho dos pés e o tamanho do pénis. Um estudo realizado por urologistas, que consistia em comparar o tamanho do pénis erecto com o tamanho dos pés, não revelou qualquer tipo de associação entre um e outro.

É prejudicial não defecar todos os dias?

Apesar de ser aconselhável, não é perigoso para a saúde se não o fizer. Os médicos revelam que existem motivos de preocupação se o fizer menos de 3 vezes por semana.

Mito que o sonâmbulo não deve ser acordado ou despertado do sono

É perigoso despertar um sonâmbulo?

Não existe nenhuma ocorrência de algum sonâmbulo ter morrido ou ter tido algum tipo de ataque por ter sido acordado. É menos prejudicial acordar um sonâmbulo do que deixar que ele circule pela casa, podendo se magoar ou causar algum tipo de dano físico.

Se arrancar um cabelo branco podem crescer dois?

Cada cabelo é originado no folículo e não é possível que cresçam dois cabelos num mesmo folículo. Isto explica a razão porque não crescerão dois cabelos brancos se arrancar um. O que acontece é que, se já lhe apareceu um cabelo branco, mais tarde ou mais cedo irão aparecer outros!

Se barbear muitas vezes terá pelos mais grossos e mais rapidamente?

Se assim fosse, já teria sido encontrada a cura para a calvície e falta de cabelo nos homens, diz o Dr. Aaron Carroll. Quando a barba começa a crescer dá a sensação que ela é mais áspera, mas depois dos pelos terem crescido, apercebemo-nos que os pelos são exactamente iguais aos pelos anteriores.

Teste do álcool, teste do balão, alcoolímetro

É possível aldrabar o teste do álcool?

Existem imensas teorias sobre a possibilidade de enganar o balão do teste de alcoolemia, mas felizmente (ou infelizmente) isto não é possível.
Uma das teorias mais comuns é que se consegue deturpar os resultados se tiver uma moeda na boca, por causa do cobre, que em contacto com a saliva, anula o álcool. Tal não acontece já que o balão mede a quantidade de álcool que existe no ar vindo dos pulmões, quantidade muito semelhante à existente no sangue.