segunda-feira, 27 de maio de 2013

GUERRA DO VIETNÃ

A Guerra Do Vietnã





A guerra do Vietnã teve início no ano de 1959. Nessa época, o país estava divido em dois sistemas diferentes: o norte era comandado por Ho Chi Minh com ideais comunistas(apoio da URSS); o sul estava no meio a ditadura militar, com ideais capitalistas (apoio dos EUA).



O estopim da guerra se deu quando o norte atacou uma base militar estadunidense no sul. Até 1964, a guerra restringiu- se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul. Foi nessa época que os Estados Unidos resolveram entrar no conflito diretamente, mandando soldados e armamentos de guerra.





Não demorou muito para que os Estados Unidos se dessem conta de que perderiam a guerra. Mesmo com sua avançada tecnologia, os estadunidenses não possuíam o conhecimento e experiência de lidar com aquele tipo de área existente no Vietnã, coisa que os vietnamitas possuíam.
Pode ser considerado  a década de 60 o mais sangrento conflito da guerra. Houveram prostestos nos EUA em 1970 para que acabassem com a guerra do Vietnã, mas, graças aos governantes estadunidenses, a guerra só terminou em 1975. Vitória do Vietnã do Norte.




O conflito deixou mais de um milhão de mortos, e causou grandes impactos econômicos e estruturais no Vietnã. Em 2 de julho de 1976, o Vietnã foi reunificado sob regime comunista.







A famosa foto tirada pelo fotografo Nick Ut da menina Phan Thị Kim Phúc que teve sua aldeia bombardeada por napalm : Umas das imagens mais emblemáticas do seculo 20


E sua sequência:





Aqui outro fato marcante: As forças sul-vietnamitas escoltam Nguyen Van Lem (também conhecido como Bay Lop), suspeito de ser um oficial vietcongue em uma rua de Saigon, 01 de fevereiro de 1968.Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, dispara sua pistola na cabeça do suspeito





Mais imagens:



















4 comentários:

  1. Dedo de americano, gente ruim, desejos Capitalista, nada mais, Não devemos com partilhar com americanos. Deus cuide dê aos dirigentes, morte das piores, para o mundo ver povo sem amor. " Americano sem amor"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. capitalismo é tudo, tá em tudo, então morra de fome, ou fique com o cu cagado, pois até o seu papel higiênico utiliza os ideais de produção capitalista

      Excluir
    2. A civilização tem mais de seis mil anos, o papel higiênico tem menos de cem. Portanto sobreviveríamos sem capitalismo, sem papel higiênico e sem quem não teve mãe e pai para dar educação. Faz um favor à civilização: mate-se.

      Excluir
  2. Guerra...quem vence...se ambos
    morrem...

    ResponderExcluir